sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

"Vai salvar ou esquecer?"


Tornados, terremotos, maremotos, tsunamis, excesso de chuvas, deslizamento de terra, alagamentos, mortes. Nos últimos anos as catástrofes naturais estão se tornando cada vez mais comuns e, por se tornarem mais comuns, passam despercebidas pelo maior parte da sociedade. Digo, hoje vemos uma notícia de catástrofe no jornal, e amanhã voltamos para nossa vidinha. Ora, nada nos aconteceu, não há motivo para nos preocuparmos. Pois é. Simples assim.

Mas pare apenas por alguns segundos e pense em como seria perder tudo o que você conquistou em anos. Você perdeu aquele objeto que tanto gosta, suas roupas, sua casa, seus amigos, as pessoas que você tanto amou. Trágico, não? Então o que te leva a pensar que com os outros não é tão ruim quanto seria pra você?

Não estou aqui querendo dar uma de Madre Tereza, fique claro. Mas, viver em sociedade, pensar e amar, não é o que nos torna humanos? Então porque ainda há essa dificuldade em ajudar o próximo? Atos de bondade não deveriam se tornar eventos espetaculares dignos de medalha, deveriam ser algo do nosso cotidiano.

Uma roupa que você nem usa mais, um sabonete que te custou só alguns centavos, aquela água mineral que você comprou e nem tomou toda... Compartilhar pequenas coisas faz uma diferença enorme na vida de muita gente.
O que vemos na televisão pode nos parecer fictício, mas é real. Triste e real. Mas nos mantermos fechados em nosso próprio cubículo se tornam muito mais fácil, mais cômodo.

Apenas reflita.

Hoje está fazendo um sol maravilhoso aqui em São Paulo, minha prima está brincando na piscina e eu estou aqui, escrevendo. E enquanto eu escrevo há alguém pensando em como vai reconstruir sua casa e sua vida.

Isso não quer dizer que precisamos carregar o sofrimento do mundo nas costas. Mas se cada um de nós se propusesse a diminuir o sofrimento de uma pessoa que seja, sem querer receber reconhecimento e honrarias por isso, garanto que as coisas não estariam tão ruins quanto estão.

Aliás, lembram do terremoto no Haiti? É, parece que já faz tanto tempo... Mas aquelas pessoas ainda precisam de ajuda!

Bom, já que falei sobre o Haiti, vou deixar aqui o link de um vídeo que fiz na época da tragédia. Assistam até o fim, por favor.




Como eu sei que algumas pessoas não vão assistir (é, eu sei que você nem clicou), vou copiar o que eu escrevi no final do vídeo:

Diferente das notícias nos jornais, que vem e vão com a mesma rapidez, as marcas deixadas nesse povo não desaparecerão tão cedo. Não deixe que o sofrimento se torne apenas mais um noticiário, ajude quem precisa!

Um comentário: