domingo, 8 de agosto de 2010

Meu amor por instrumentos



Hoje consegui resgatar uma guitarra da sua solidão eterna (?). Tá, vou explicar...
Um tio meu é dono de uma eletrônica, então há um depósito onde ficam os aparelhos eletrônicos quebrados, pura sucata acumulada. Eis que eu descubro que dentro desse depósito cheio de pó e teias de aranha, havia uma guitarra. Sim, uma guitarra! Claro que eu não aguentei ouvir isso e logo pedi pra que meu tio a buscasse para mim. E lá estava ela, uma guitarra modelo estudante preta e antiga, completamente cheia de pó e teias de aranha, com partes enferrujadas, adesivos colados por toda a parte... Qualquer pessoa normal olharia e diria: “Certo, jogue isso no lixo!” E era realmente o que meu tio ia fazer, mas é claro que eu não permiti esse pecado tremendo e peguei a guitarra pra mim. Agora ela está aqui, na minha casa, esperando que eu lhe dê “vida” novamente. Passei boas horas do meu dia limpando-a, tirando os incontáveis adesivos, retirando a camada velha de verniz, trocando tarrachas e etc. Amanhã irei olhar a parte eletrônica, principalmente os captadores.

Percebi que enquanto cuidava do meu mais novo amigo, minha mãe me observava atentamente, como se não acreditasse na minha dedicação. Acho que isso é normal, para muitos um instrumento é só um simples objeto, para mim é realmente um amigo.
Quem me conhece sabe o quanto amo música e que também gosto de comprar e tocar diversos instrumentos diferentes (tenho violão, violino, gaita, teclado, flauta e agora a guitarra). Não é apenas uma questão de passar tempo, é quase uma filosofia de vida... Eu preciso de instrumentos! Cada um deles faz parte de mim, são uma extensão. Sei que pode parecer exagero, mas é assim que os encaro, por isso não é difícil me ver acariciando meus intrumentos ou falando com eles (especialmente o violão). Coisa de louco? Talvez.

O fato é que me bate uma tristeza no coração quando vejo instrumentos jogados de canto na casa das pessoas, ou instrumentos indo pro lixo, como a guitarra. Instrumentos não são enfeites de quarto, muito menos peso de porta... Eles são objetos fantásticos! Um violão sozinho é apenas um pedaço de madeira, mas comece a tocá-lo e, se tiver sensibilidade, verá o quão vivo ele é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário