terça-feira, 20 de julho de 2010

Resposta ao texto "Analisando a Saga Crepúsculo"

Caso você não tenha lido o texto que eu escrevi sobre a saga Crepúsculo, leia-o aqui:
http://coisas-inuteis-aoacaso.blogspot.com/2010/07/analisando-saga-crepusculo.html

Esse texto que vou postar agora é uma resposta feita por uma grande amiga minha, Amanda Nayara. É legal ressaltar que fui eu quem pediu para ela ler meu texto e escrever sobre a sua opinião. Diferente de mim, ela é uma "lover", então achei interessante colocar os "dois lados da moeda". Alguém que gosta x Alguém que não gosta.

Também é legal lembrar que nossas opiniões são opostas, mas nem por isso nos matamos (muito pelo contrário). As pessoas precisam aprender que opiniões diferentes devem ser aceitas e respeitadas.

Bom, agora fiquem com o texto!




Analisando a Saga Crepúsculo - Parte II - A resposta!

Okay, nem sei o que estou fazendo aqui, mas enfim. .-.

1 – Enredo
Tudo bem, nisso você tem razão... Porém, tem muitas fãs que congelaram no ponto em que Edward Cullen aparece. No filme, porque metade é daquelas pessoas que não gostam de ler... Então a narração é cortada, assim como detalhes que muitas vezes fazem a diferença, e a pessoa obviamente não vai ter outra opinião a não ser achar o Edward lindo e o Jacob gostoso.

2 – Clímax
Vou concordar nisso também. Não acontecem coisas incríveis e inesperadas. A autora realmente focou no romance e pronto... Mas eu não posso dizer que não tive vontade de continuar lendo quando comecei. Eu precisava!!! E em cada livro tinha alguma coisa que me fazia ter algum tipo de expectativa... Em Crepúsculo, tem James... Em Lua Nova, tem a transformação do Jacob e a mudança no relacionamento dele com a Bella, o estado em que ela fica... Em Eclipse, tem a tensão sexual entre Bella e Edward, Victoria e o exército de vampiros (apesar de ter sido broxante tanto alarde para nada), a chatice e a insistência de Jacob em ficar com Bella... E em Amanhecer, tem o casamento, a filha de Edward e Bella... Os Volturi. Stephenie quase acertou... Ela criou toda uma situação desesperadora em todos os personagens, para resolver tudo no fim como num passe de mágica... Isso foi broxante também .-.



3 – Analisando quatro livros em poucas linhas.

Certo, o amor dos dois e exaltado e lembrado a cada parágrafo. Isso realmente cansa... Eu pulei algumas partes, principalmente quando eles começam a comparara e blá blá blá. Foi realmente exagero da parte da autora. Porém, os livros giram em torno do casal principal e não haveria como tirá-los de cena. Steph poderia ter colocado mais coisas excitantes. Na verdade, o problema é a demora com que as coisas acontecem. Bella se preocupa com coisas desnecessárias e essas coisas gastaram várias folhas... Ela é insegura e tem medo e isso pode ser lido em cada página antes do problema ser resolvido. Acaba dando a impressão de que não acontece nada, porque Bella fala tanto e se apavora tanto que faz os problemas parecerem maiores. Quando eles se resolvem parecem sem graça, mas na verdade nunca foram problemas tão graves. O ponto de vista de Edward é bem mais gostoso de ser lido...

4 – Analisando os personagens
Tudo bem, Edward acabou se tornando o “namorado dos sonhos”. Porém, ele não é robotizado e programado para amar Bella. Ele não a viu simplesmente e a amou. Edward existia muito antes dela, Edward fez muitas coisas antes de conhecê-la. Edward não é um ser sem defeitos. Bella o acha perfeito, mas ele não é. Ele pode até ser lindo e hipnotizante, mas não um robô. Ele sente raiva, sente ciúmes, se sente uma cara mau por ter feito coisas ruins... Ele desejou com toda a força que tinha matar Bella antes de se apaixonar por ela(que foi depois de certa aproximação), e colocou na cabeça que ele não deixaria que nada a machucasse (nada, colocando-se em primeiro lugar na lista), por isso é tão cuidadoso. Isso está bem explicito em Midnight Sun também (POV do Edward). Uma das melhores partes, inclusive, é quando ele mentaliza várias formas de matar Bella e o resto da sala enquanto ela fica se preocupando com seu cheiro completamente alheia à isso.

Sim, Bella é insegura e tudo aquilo que uma garota não quer ser...Mas que a maioria é.... Mas não acho que a mensagem que a autora tentou passar foi essa: “não seja ninguém, seu príncipe vai aparecer”. Acho que simplesmente Bella era diferente das outras garotas. Para Edward tem o cheiro desde o começo, mas para o Jacob... ela é uma moleca com ele. Por mais que ela se ache sem graça, ela era madura e tals... Não vejo mal nenhum em todos se interessarem nela, porque ela era realmente bonita. Só não se enxergava assim. Bella não quer ir a faculdade e ter uma carreira. Ela quer ser uma vampira e passar a vida toda com Edward. Ela teria que morrer para isso, e abrir mão do resto... Por mais fútil que seja, foi a escolha dela. Ela ama Edward mais que tudo e não se importa em deixar o tudo por ele. Não vejo nada de mal nisso.

Jacob é odiado por confundir a Bella, mas não é o único ser não robótico. Edward sente tanto ódio de Jacob quanto o mesmo o odeia. Edward ama Bella o suficiente para aceitar Jacob. Jacob não. Edward sabe se controlar. Jacob não. Jacob é imaturo. Edward não. Cada um tem sua personalidade... Edward é mais ponderado e gentil, mas não robótico.

5 – Exaltação do fútil

Certo, não são só adjetivos para o Edward. São adjetivos para tudo! Lembro-me de uma folha inteira para descrever uma praia, ainda com palavras que ninguém nunca ouviu na vida. Essa parte é mesmo exagerada e desnecessária.E as metáforas acabam confundindo... Porém o físico não quer dizer mais que o psicológico. Isso se vê no primeiro livro, quando as personagens estão sendo apresentadas. Nos outros é casual...
Quanto à riqueza. Bom, eu não vejo um problema nisso, necessariamente... Eles tem dinheiro para manter um estilo de vida confortável, como pessoas normais gostariam de ter. Mas Carlisle trabalha no hospital, simplesmente por querer ajudar as pessoas... Já a Bella, não tem dinheiro. É incomum para ela, por isso ela está sempre falando disso, abismada. A própria Bella acha exagerado, como a história da cama, da faculdade, do carro dela, do som do carro dela, e etc. Ela não liga para isso.

6 – Conceitos Ideológicos antigos
Isso da virgindade é mais complicado... Muita gente concorda, muita gente não. Edward diz que poderia matá-la e era essa a preocupação. Porém, Edward diz a Bella que já havia feito tudo que não devia, segundo os mandamentos de Deus. E essa, era a única coisa que restava. E se Bella queria se tornar vampira também, protegeria a castidade dela... Para ele, suas almas já estavam perdidas e não haveria nada de bom esperando por eles quando deixassem de existir. Não é simplesmente a virgindade, entende? Ele matou, roubou, mentiu, como ele mesmo disse. Não queria pecar nisso também, nem fazer Bella pecar.
Apesar de tudo, Edward acreditava em Deus... Assim como Carlisle, mas para Carlisle as almas não estavam perdidas e ainda existia a chance de serem perdoadas.
Quanto à controlar os personagens... Bom, os meus fazem o que eu quero.. auahuauhauhauha eu achando correto ou não. Isso depende. Geralmente, a parte ruim fica com os antagonistas... Isso é normal.

7 – Personagens Secundários
Bom, isso até que é mais ou menos verdade. Eles existem para o casal. Porém, imagine Bella e Edward numa floresta e só. Não haveria forma de a trama acontecer somente com os dois. Por mais que não sejam tão importantes, eles servem sim... Não teria graça. E já que a historia é focada em um casal, não faria sentido lançar personagens e acontecimentos ao acaso... A menos que fosse uma comédia ou coisa assim. Menos a Esme, aquela sim é uma inútil .-.

8 - Óh, e agora? Quem poderá me defender?!”Bom, se Bella se casasse com Mike Newton ela não teria problemas além de sua falta de coordenação motora. Porém, ela entra num mundo de vampiros e lobisomens onde ela é a criatura mais vulnerável que existe, porque ela simplesmente não poderia se defender nesse mundo. O que Bella fez com James? Spray de pimenta... Há! Como assim? Inútil... Se Jacob fosse humano, ela não teria quebrado o braço ao socá-lo. Enfim... Acho a Bella forte sim, porém ela é uma rosa perto dos vampiros e lobisomens e bruxas e gnomos...
O cúmulo dos sonhos de Stephenie Meyer : Renésme
Concordo. Reneesme foi criada só para a Steph mesmo... A descrição dela é confusa e se atropela... Tenho umas 5 versões dela na cabeça.

10 – Considerações finais.
Eu sou sensata o suficiente para perceber que existem muitos erros, e essa não é a primeira crítica enorme e detalhada e vejo... Mas mesmo assumindo que tem coisas nada a ver, e coisas que eu colocaria, e coisas que eu tiraria... Eu continuo gostando, pois eu acho que a ideia foi boa... Steph só não conseguiu executa-la da melhor maneira, mas não deixa de ser uma boa idéia... Essas faltas foram compensadas por muitas fanfics que tenho lido por aí, escritas por fãs que tem senso crítico, como você e eu, mas concordam que a idéia foi boa e poderia ser melhorada...
Sem contar que as paródias também são ótimas.. háhá


Bom, é isso... Escrevi um monte de coisas nada a ver e eu preferia comentar isso numa conversa regada à suco e bolachas, na cama da Jakeline enquanto ela meche no violão e perde a concentração várias vezes...
Enfim. Você escreve muito bem e é uma pessoa muito inteligente... E eu nem me acho no direito de criticar algo seu, porque você é a minha critica mais competente e eu me sinto apavorada *-*

Um comentário:

  1. Precisei comentar. :3
    Teria comentado no outro se o computador não apagasse meu mega comentario e me desanimasse completamente de escrever denovo. x.x
    Enfim. Gosto de crepúsculo, mas não é uma serie que eu faça o menor esforço para defender.

    Sobre o fato de a história girar em torno dos dois personagens, fato. É normal. Mas se a autora é incapaz de criar um passado e um futuro para os personagens secundários da história. O enredo é fraco. E não se discute.

    Os personagens, sim, é obvio que eles fazem o que a autora quer. Mas quando se escreve um livro, é preciso um minimo de auto crítica. Eu escrevo poemas e algumas fics originais. Sim, coloco meus sonhos, pensamentos e medo nelas. Mas ali, estou escrevendo pra mim. Posto em sites, mas é pra mim, quem gostar ótimo. Mas quando se escreve um livro, tem que saber separar seus sonhos, e ilusões da história. Um livro é muito mais que o pensamento individual. É o coletivo, o social e o sentimental. E, acredito que seja por isso que crpusculo tenha dado tanta polêmica. A meyer simplesmente escreveu o que estava com vontade, e o fato de o público alvo (acredito eu ) Tenha perdido o senso critico, a motivação e os ideais de tanta geração e se tornado esse lixo social, só deu mais gás para crepusculo fazer sucesso. Meyer se tornou pior que cultura de massa. É apenas um reflexo mundial do lixo adolescente.

    Sobre o filme, sem muitos comentários. Simplesmente falharam na adaptação do livro. Que de fato, poderia ter ficado muito mais interessante, porque em geral se espera que o filme seja mais superficial. ( Apesar de que a maioria dos filmes tem mais profundidade e enredo complexo que muitos livros por ai. -rs)

    Sobre a parte das metaforas que você disse. Achoq ue foi a unica parte dos quatro livros que a meyer realmente TENTOU fazer algo com qualidade. Não que tenha funcionado, mas ela tentou. Bons livros não simplismente contam uma historia, eles criam enigmas inexistentes, mostram sensações e realmente fazem algo mais profundo do que apenas descrever uma paisagem. Ela tentou, mas falhou.

    ResponderExcluir