quinta-feira, 17 de junho de 2010

Copa do Mundo - Falso Patriotismo?

Durante o período de copa do mundo, eu vejo muitas pessoas dizendo que acham ridículo esse falso patriotismo que se torna uma febre em todos os cantos do país. Eu mesma, durante muitos anos, pensei a mesma coisa, mas acabei percebendo que estava enganada.

Uma pessoa patriota é aquela que ama a sua pátria e quer servi-la.

Logo, os brasileiros em época de copa não têm amor à pátria ou querem servi-la. O que eles amam é o futebol! E dizer que os brasileiros não amam o futebol, independente de copa, seria hipocrisia, certo? Bom, talvez essa afirmação não esteja tão correta assim.
O nosso país possui uma grande cultura relacionada ao futebol, sendo que este é o esporte colocado no topo da lista da maioria.
Então, acho que o melhor título para esse post seria: “Copa do mundo – Falso amor ao futebol?”

É incrível como do nada começam a brotar do chão vários “especialistas” sobre futebol.
Usam suas camisas verde e amarela e torcem fervorosamente pela seleção, mas nem sabem qual é a função do bandeirinha.
Amor à pátria, amor ao futebol? Não! É simplesmente a alegria de se juntar com uma galera pra fazer uma farra.

Não estou aqui para ser chata e ficar criticando, afinal, eu também gosto de futebol, mas algumas coisas tomam proporções que realmente me assustam. Como por exemplo: As zilhões de pessoas que eu vi andando em direção ao metrô no bairro do Brás, localizado próximo ao centro da cidade de São Paulo, fazendo um barulho ensurdecedor. Perai, pessoal! Era apenas o primeiro jogo da primeira fase!

Eu queria ver zilhões de pessoas fazendo barulho na frente do senado! Eu queria ver zilhões de pessoas fazendo barulho para exigir os seus direitos! Mas o que eu vejo?

O mais irritante é que depois da copa ninguém lembra mais da seleção, as bandeiras são jogadas no lixo ou ficam em alguma gaveta mofada, o esporte não importa mais.
Quando você ama uma determinada coisa, esse amor é contínuo, permanece durante os 365 dias do ano e não apenas durante um mês a cada quatro anos.

Só quero ver como vai ser a copa de 2014...

Nenhum comentário:

Postar um comentário